sexta-feira, 18 de maio de 2012

"Digna de PENA!"

 
 Jornalista do SBT Brasil, Rachel Scheherazade         Fonte: Google


"Digna de pena". Esse foi um trecho da opinião exposta pela jornalista, apresentadora do telejornal "SBT Brasil", Rachel Sheherazade, onde comenta o fato da ex-estudante de direito, Mayara Petruso, ter sido condenada a uma pena de reclusão de 1 ano, 5 meses e 15 dias, que será convertida em trabalhos comunitários.

A jornalista diz, em resumo, que Mayara, por seu total desconhecimento da cultura nordestina, entre os notáveis e anônimos, e por mesmo assim discriminar um povo que representa grande parte dos que ajudaram a construir São Paulo, cidade onde ela vive, ela é uma coitada, digna de pena.

Nas redes sociais, como no Facebook, por exemplo, o canto de vitória dos nordestinos e não-nordestinos tomou conta das postagens. Aquele sentimento forte, que domina a pessoa, depois que a justiça é feita, está sendo maravilhosamente exposta como um grito entalado de um povo que nunca precisou falar mal de nenhuma cultura pra que pudesse ser notada, mas que ainda assim, aguentava as pancadas injustificadas, de pessoas preconceituosas de outros estados e regiões.

No nordeste existe pobreza e miséria. Mas me diga em qual lugar do Brasil não existe.
No nordeste existe seca. Em outros lugares existe o alagamento que mata do mesmo jeito.
No nordeste tem gente bonita e tenho certeza que tem em qualquer lugar do mundo.

Ou seja, o nordeste brasileiro, é só mais uma região do país, que tem seus encantos e suas mazelas, assim como qualquer outra região brasileira.

O povo brasileiro deve se orgulhar de ter tanta riqueza cultural: nordestina, gaúcha, mineira, carioca, paulista, amazônica, afro... Somos uma miscelânia cultural invejável. Se somos uma mistura, cada um de nós tem um pedaço de outra cultura. Temos uma cultura dominante em nós e várias outras recessivas presas a nós. Não podemos ser contra nós mesmos. Temos que ter orgulho.

Eu, por exemplo, sou carioca, nascido e criado no RJ. Mas minha família inteira, pais, avós, tios, primos, são cearenses. E já ouvi de uma amiga que sou o carioca mais cearense que ela conhece! Porque sou essa mistura, assim como você que tá lendo essa postagem. Você possui misturas e nem por isso é maior ou menor que ninguém.

Tenhamos orgulho de sermos seres humanos, capacitados de raciocínio e amor, e com essas duas bases, podemos TUDO. Podemos mudar o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário